Minas Online

Menu - Jornal Minas

NOTÍCIAS

RSS

Campanha Libras da Rede Minas, um jeito diferente de se comunicar

Publicado por: Anônimo Data de publicação: 11/08/2011

A partir deste mês, a Rede Minas de Televisão promove mais uma importante campanha de inclusão. Uma nova série, que estreou na interprogramação da emissora, celebra a importância da LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais para a Inclusão de Portadores de Deficiência. Reconhecida oficialmente no Brasil em 2002, a língua de sinais é uma das formas mais populares do mundo para a comunicação com as pessoas surdas.

A campanha da Rede Minas mostra como é possível, por meio da língua de sinais, que os surdos conquistem uma vida plena, com projetos profissionais, opções de lazer e estabelecimento de relações pessoais. A produção do Departamento de Arte, com apoio da equipe do Jornal Visual, traz cenas do cotidiano de pessoas comuns que, por meio de sinais e muita expressividade, desempenham seu papel social frente à comunidade.

Campanha Libras - Crianças

As manhãs no Parque Aggeo Pio Sobrinho, no bairro Buritis em Belo Horizonte são freqüentadas por mães, babás e suas crianças que colorem os gramados e aproveitam o sol e o espaço liberado para brincadeiras.Yara Teixeira, de 7 anos e Fabrízzio de Castro, de 3 anos se misturam entre outras crianças, a deficiência auditiva nunca foi empecilho para o laser. Acompanhados pelo amigo ouvinte Vinícius Oliveira, de 7 anos, eles se fazem entender através dos sinais sem maiores problemas. O importante é a diversão!

Campanha Libras - Futebol

Um encontro no fim de tarde reúne velhos amigos para o bom futebol semanal no Clube Mackenzie. De um lado o time da Associação dos Surdos de Minas Gerais de outro o da Sociedade dos Surdos de Belo Horizonte. Sorrisos, comemorações e descontração, receita ideal para extravasar as tensões de uma rotina de muito trabalho e responsabilidades. No papel do árbitro, o apito é substituído pela bandeira e a habilidade com a bola chega fácil num jogo cheio de gols.

Campanha Libras - Atendimento

Conhecimento, independência e realização. Possibilidades ao alcance de Natália Najyme, 22 anos, estudante do 7º período de enfermagem na PUC Barreiro que não encarou a surdez como impedimento para sua formação profissional. Com a orientação do professor Fernando Vaz, Natália acompanha há um mês Marlene Faria em exames periódicos. Participando ativamente de seus primeiros atendimentos, Natália prova que é possível com sensibilidade e paciência, experimentar a vida numa universidade e se preparar para sua futura profissão.

Jornal Visual
O telejornal da Rede Minas é o único do estado que traz os destaques de notícias traduzidos para surdos. Exibido em Libras, o foco principal do programa é a inclusão social, especialmente das pessoas com algum tipo de deficiência física. Oportunidades de emprego, saúde, esporte, política, comportamento, cultura, economia e diversão, tudo o que é notícia em Minas, o telespectador confere, no Jornal Visual. Apresentado pela jornalista e intérprete de Libras Rosane Lucas, o programa vai ao ar de segunda a sábado, às 7h50.

Anônimo disse:

11/08/2011 às 17:39

PARABÉNS!! Bela campanha...

Anônimo disse:

11/08/2011 às 23:56

Parabéns à RedeMinas e à todos os envolvidas na campanha. Ela já é um sucesso!

Comentar

Categorias

Rede Minas

Av. Nossa Senhora do Carmo, 931, Sion - Belo Horizonte/MG - CEP: 30310-000 - (31) 3209-0009

Todos os direitos reservados. Aspectos legais e responsabilidades.