Minas Online

Plantão ENEM

Enem 2011 inclui questões de Sociologia

Por: Rede Minas

26/09/2011 às 22:00

Pela primeira vez, o exame vai ter questões de Sociologia, dentro da matriz de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nas edições anteriores, as disciplinas que faziam parte desse grupo eram apenas Geografia, História e Filosofia. No programa Plantão Enem, que foi exibido dia 17, na Rede Minas, o professor de Sociologia Geraldo Elvio citou as principais questões que podem cair na prova e deu algumas dicas. “É importante que as pessoas tenham critica sobre a vida cotidiana e estar a tento aos textos que pedem interpretação”, disse.

Como disciplina científica, a sociologia surgiu na virada do século XIX para o século XX em resposta a um desafio metodológico específico: explicar o comportamento humano de uma forma como nem a psicologia nem a economia, as ciências do comportamento humano até então existentes, seriam capazes de fazer.

Segundo o professor, de acordo com a Sociologia devemos nos preocupar com o cotidiano das pessoas, inseridas nas instituições, nas famílias, sempre tentando problematizar as situações corriqueiras. Ele reforça, ainda, a necessidade de romper com antigos conceitos e paradigmas. “Consideramos a nossa percepção e temos a tendência de julgar a forma de enxergamos o mundo é a forma natural das coisas”, afirmou.

Se você não viu ou deseja rever, acesse o programa Plantão Enem.

Agenda Plantão Enem

17/09

10:00

Geografia, História, Sociologia

24/09

10:00

Inglês, Redação, Espanhol

01/10

10:00

Português, Literatura, Artes.

08/10

10:00

Biologia, Física, Química

15/10

10:00

Ed. Física, Matemática, Filosofia

Rede Minas

Av. Nossa Senhora do Carmo, 931, Sion - Belo Horizonte/MG - CEP: 30310-000 - (31) 3209-0009

Todos os direitos reservados. Aspectos legais e responsabilidades.